A pós-evolução de uma pandemia

A invasão da Covid-19, em dezembro de 2019, pegou a humanidade de surpresa, pois parecia que já não tínhamos visto algo igual. As outras epidemias que foram enfrentadas no passado foram vencidas. É claro que temos hoje meios de comunicação muito mais equipados e rápidos, espalhando informações com rapidez, embora no aprendizado, estejamos sofrendo mais amplamente. O importante é temos de nos preparar para o pós-controle da Covid recuperando-nos dos prejuízos econômicos, sociais, financeiros e outros.

A Educação é um deles. O que deveria ter sido ensinado às gerações durante a epidemia passou, pois tudo é conectado com o tempo. E isso é muito intenso com as crianças, pois o que deveria lhes teria de ser ensinado durante a quarentena não o foi. No mundo moderno, a educação foi aperfeiçoada e precisa estar atualizada em todas as sociedades. De uma forma ou de outra, a sabedoria prepara e molda o homem e, a depender da finalidade dela na sociedade, pode ser utilizada como forma e domínio da liberdade.

A tecnologia é um produto da educação, pois envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas.

A partir do século 20, destacaram-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização do meio-ambiente que exige um contínuo e rigoroso controle dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização da Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, etc.

Mais recentemente passamos a avançar com a inteligência artificial, uma constelação de tecnologias de “machine learning”que permitem que máquinas sintam, compreendam, atuem e aprendam. Com ouso da Inteligência Artificial transformam-se as relações entre pessoas e tecnologias – com implicações em nossas criatividade e competências. O futuro da inteligência já promete uma nova era de disrupção e produtividade, na qual a engenhosidade humana é aprimorada pela velocidade e precisão.

Com a mistura da Educação, Tecnologia e Inteligência Artificial, temos agora um dos melhores meios de compreensão das coisas e das situações oferecendo alternativas para as mentes humanas traçarem os passos para vencer o período de vitórias sobre a pós-pandemia. Como vemos temos já disponíveis as ferramentas para enfrentar o término da pandemia. Uma delas é a inovação.

Assim, teremos de ser diferentes. Estamos preparados na sociedade ganhar na competição?.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *