Um extraordinário instrumento de transformação

Logo após o nascimento, uma criança é examinada pelo médico. Rapidamente ele conclui que se trata de um bebê perfeito, pronto para ser alimentado e crescer! O médico, os pais e todos antecipam que há longo caminho a percorrer entre o seu nascimento e preparação para vida no mundo competitivo que não o espera! O processo para transformar o pequeno cidadão num sucesso de felicidade e alegrias chamamos de educação, o único atributo que a Natureza deixa a nosso cargo! E, infelizmente, estamos falhando!

Não somente no Brasil, mas também em muitas regiões pobres do Mundo, existe um verdadeiro vácuo no qual milhões de seres humanos vivem, ou melhor, tentam sobreviver, sob o peso da ignorância, incapazes ocupar um espaço mínimo que necessitam para si e suas famílias. Embora seja uma lei geral a que coloca a Educação como um dever de todos, é espantoso reconhecer quão distante milhões de pessoas estão de escolas públicas de excelência encontradas em países de sucesso. Infelizmente, o Poder Político não ouve ou compreende que a ignorância vem do nível intelectual dos povos!

A democracia é um equilíbrio entre direitos e deveres. Logo, quem honra os seus compromissos para com o Estado tem o direito de exigir rigor na gestão das finanças públicas a fim de suprir os recursos para transformar as crianças em cidadãos produtivos de excelência. Estamos conscientes que precisamos de líderes esclarecidos para que ouçam os deslocados da vida honesta e produtiva. Para tanto precisamos de Líderes, mas, como prepará-los se à população for negado o direito da Educação de qualidade, hoje atributo essencial na competição global que cobre todo o mundo moderno?

Cada pessoa, em seu universo particular, dentro do seu lar, do seu círculo de amigos pode contribuir para uma transformação da região onde vive. O caminho é de esperança em dias melhores, sem deixar de acreditar que o homem pode fazer sem perder de vez o comprometimento com a ética, para com o próximo. Só o indivíduo é capaz de se transformar por meio de uma ideia. E precisa ser convencido que a Escola é o único instrumento capaz de sustentar uma transformação por toda uma vida.

Cada um tem sua história pessoal! Aqueles que podem ler e compreender um texto, sabe o quanto isto é importante para si, para os seus familiares, amigos e conterrâneos. O que se lamenta é que uma expressiva maioria não consegue traduzir em ideias os mais simples símbolos gráficos, longe de serem compreendidos. E, pior, ignorar que nestes símbolos está o caminho a palmilhar na direção da vida digna e produtiva que desejamos para todos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *